ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Etnia Cinta-larga sedia Seminário de Educação Escolar Indígena da Região Noroeste

Data: Sexta-feira, 24/11/2017 00:00
Fonte: Da Assessoria

 
DECOM – Prefeitura de Aripuanã/MT.

 

Entre os dias 20 a 24 de novembro de 2017, aconteceu na aldeia taquaral, localizada a 70km da sede do município de Aripuanã, a 10ª edição do Seminário de Educação Escolar Indígena da Região Noroeste de Mato Grosso.  Evento realizado pelas liderança da etnia Cinta-larga. 

 

“Há vários dias estamos nos preparando para este evento, organizando a programação, alimentação e o espaço para acolher nossos irmãos de e etnias diferentes da região noroeste que vieram participar do seminário. Quero agradecer também a esta nova gestão da prefeitura de Aripuanã que não tem medido esforços a fim de ajudar a comunidade indígena", disse o cacique da etnia Cinta-larga.

 

O seminário é destinado aos representantes das etnias indígenas da região noroeste de mato grosso, lideranças, diretores das escolas indígenas, professores, alunos, gestores públicos e instituições que atendem direto e indiretamente os povos indígenas.

 

Tem como finalidade promover um debate, dar esclarecimentos e informações a respeito dos novos encaminhamentos da política de educação escolar indígena, territorialidade no contexto nacional com seus avanços e desafios, construções hidrelétricas e mineração em áreas indígenas, direitos humanos e ICMS ecológico. Também neste encontro, estão sendo ofertadas atividades esportivas, momentos de cultura e lazer aos participantes.

 

Da região noroeste do Estado de Mato Grosso estão participando os povos indígenas dos municípios de Aripuanã, Brasnorte, Juara e Cotriguaçu, sendo as etnias Cinta Larga, Rikibaktsa, Arara, Munduruku, Kayabi, Myky e Canoeiro. 

 

O Prefeito de Aripuanã, Jonas Canarinho, esteve presente no seminário, onde cumprimentou as comunidades indígenas presentes, em seguida parabenizou seus organizadores, e finalizou discursando sobre a importância de sua realização.

 

“Este seminário vem em um momento oportuno, atendendo as expectativas dos povos indígenas da nossa região noroeste que ainda não foram contemplados com os devidos esclarecimentos e informações, neste encontro os indígenas estão tendo a oportunidade de conhecer, poder participar e propor novos encaminhamentos no âmbito de suas comunidades. A Prefeitura de Aripuanã é parceria dos povos indígenas”, disse Canarinho.