ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Exército vai recuperar áreas degradadas de garimpo

Data: Quinta-feira, 15/09/2011 00:00
Fonte: De Barra do Garças - Ronaldo Couto

O Exército Brasileiro em parceria com escolas e instituições ambientais, deu início na terça-feira (13) a um projeto de reflorestamento de uma área degradada pelo garimpo na região do Araguaia, divisa com MT e GO. Serão plantadas 10 mil mudas próximo ao córrego Jaraguá, nos fundos do quartel do Exército em Aragarças-GO. Inicialmente foram utilizadas quinhentas mudas de ipês, angicos, jatobás, buritis e ingás.

O rio Araguaia foi bastante explorado no passado por garimpeiros acarretando em um grande desmatamento. A intenção deste projeto é recuperar essa área degradada. O tenente-coronel Juarez Gonçalves de Lima acompanhou a atividade ao lado de alunos da rede pública e privada de ensino e técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) de Barra do Garças.

O engenheiro florestal da Sema, Cerilo Ramos, disse que o projeto consiste na recuperação da área e a escolha por mudas de árvores foi justamente para suportar o calor da região e preservando o cerrado. A participação de alunos faz parte do programa de Educação Ambiental, desenvolvimento de trilhas ecológicas que visão aproximar as Forças Armadas da comunidade civil do entorno.

O segmento acadêmico também foi convidado para participar da atividade