Comunicados - 30/06/2020 13:51

Comunicado Nexa sobre as negociações com a Coopemiga

 

A Nexa informa que vem realizando reuniões com a Coopemiga (Cooperativa de Mineradores e Garimpeiros do Mato Grosso), a Agência Nacional de Mineração (ANM) e a Companhia Matogrossense de Mineração do Estado do Mato Grosso (Metamat) para permitir que a cooperativa realize suas atividades em uma área específica, seguindo todos os requisitos que a legislação exige.

A Nexa também esclarece que o avanço no diálogo com a Coopemiga é resultado do compromisso da empresa com o desenvolvimento de Aripuanã e a disposição de apoiar a resolução desse tema social tão desafiador, que é a atuação garimpeira. Isso significa que a empresa está disposta a concordar com a instituição de uma Permissão de Lavra Garimpeira (PLG), desde que seguidos os termos acordados entre as partes. Quais são esses compromissos?

1- A NEXA não aceitará qualquer atividade de garimpo dentro dos limites de sua concessão de lavra e em qualquer outra área fora daquela instituída pela Permissão de Lavra Garimpeira.

2- A atividade garimpeira deverá centralizar suas operações em uma área de cerca de 516 hectares. Portanto, outras áreas de extração garimpeira na Serra do Expedito deverão ser paralisadas de forma permanente.

3- Caso o acordo seja firmado, a área de 516 hectares terá a Permissão de Lavra Garimpeira, em uma profundidade de até 50 metros, por tempo limitado.

4- A Nexa não irá negociar com outras cooperativas no futuro na região.  

5- O ouro é o único mineral permitido pelas autoridades a ser explorado, por meio da permissão de lavra garimpeira (PLG). Não será concedida qualquer permissão para exploração de outros minerais.

6- A negociação deve manter-se em ambiente pacífico. Qualquer ato de bloqueio de nossas atividades ou de violência contra nossos colaboradores e empregados de empresas terceirizadas, farão com que a Nexa suspenda o diálogo e com a que a PLG seja extinta. A Nexa preza pela paz social e acredita que esse deve ser o princípio maior das discussões.

O acordo a ser firmado entre Nexa e Coopemiga será mais um passo rumo ao desenvolvimento do município, onde a Nexa está fazendo um investimento de mais de R$ 2 bilhões, gerando empregos de qualidade e renda. A Nexa reitera seu compromisso em contribuir para uma solução definitiva sobre o garimpo em Aripuanã e manter a transparência junto a toda sociedade.