Fonte:onortao
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro de Mato Grosso (SEEB-MT) se reuniu quarta-feira (10) com o superintendente regional do Banco do Brasil em Sinop, que responde pela agência de Aripuanã. Na ocasião, o banco informou que a unidade ainda não apresenta as condições necessárias de segurança para que seja reaberta.
Cabe ao poder público do município e a direção do banco unir forças para garantir condições mínimas de segurança para a reabertura da agência. O SEEB-MT entende que quando uma unidade bancária permanece fechada a população é penalizada, no entanto, nesse momento tal atitude tem como objetivo resguardar a segurança dos funcionários e clientes. Se não há segurança, não há como abrir as portas e normalizar o atendimento, pois o que está em risco são vidas.
O Sindicato foi informado que apenas quatro policiais garantem a segurança do município de Aripuanã, um número ínfimo que não contempla as necessidades da cidade. A orientação do SEEB-MT é que seja cobrado o aumento do efetivo policial na região, que o banco adote itens de segurança e mais vigilantes para que a agência possa ser reaberta com o menor risco possível. Se não há condições de segurança e estrutura, tal abertura não deve ocorrer.
Desde o início do ano, o Sindicato tem se reunido com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso (Sejusp), Polícia Militar e representantes dos bancos no Estado para cobrar mais efetivo policial principalmente no interior, novas estratégias para o combate aos grupos especializados em assaltos a bancos e que as empresas adotem mais itens de segurança (portas giratórias na entrada das agências, vidros blindados e câmeras, por exemplo).
Esperamos que o poder público e a direção dos bancos garantam a segurança de seus clientes e funcionários, e que com isso, a população e os bancários não estejam vulneráveis às ações criminosas e o atendimento não seja interrompido.