ARIPUANÃ, Sábado, 15/03/2025 -

NOTÍCIA

DEM-PSDB Aliança anuncia Wilson candidato ao Governo

Data: Sexta-feira, 12/03/2010 00:00
Fonte:

Fonte:24horasnews

O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, deverá ter seu nome confirmado nesta sexta-feira, dia 12, como pré-candidato da aliança Democratas-PSDB para disputar o Governo de Mato Grosso. O anuncio oficial acontecerá às 16 horas, após uma reunião entre o prefeito e o senador Jayme Campos, do DEM, nome avaliado para o cargo. Nessa reunião, eles vão dar os detalhes finais de um conjunto de sondagens eleitorais.  Até aqui, todas as simulações sobre a intenção de votos – inclusive as que foram divulgadas – apontam o prefeito da Capital com margem de 10 pontos percentuais a frente do senador democrata.

Além da pesquisa quantitativa, a que mede a intensidade de votos de um determinado político neste momento, os dois partidos trabalharam também numa avaliação qualitativa, que procura captar de modo mais aprofundado, as posições assumidas pelo eleitorado e busca identificar pontos positivos e negativos para se estabelece o melhor perfil para o eleitor, independentemente do grau de aceitação no momento. Foram feitas pesquisas pelo Ibope e Vox Populi – considerado os dois maiores institutos do Brasil

Os números das pesquisas não serão divulgadas na sua forma técnica, já que elas não foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os trabalhos encomendados ao Ibope e ao Vox tiveram o caráter eminentemente político, sem levar em consideração o aspecto da disputa. Em verdade, segundo o prefeito Wilson Santos, o que se procurou foi identificar o melhor perfil e as melhores condições para ser apresentado oficialmente como o candidato da aliança.

Pelo acordo, caso o nome do pré-candidato ao Governo seja do PSDB, o DEM deverá indicar o candidato a vice e a preferência é de que seja uma expressiva liderança do Norte do Estado. O nome mais provável é do deputado Dilceu Dal’Bosco. Os democratas também vão indicar um nome para o Senado Federal. A outra vaga será ofertada a partidos aliados, entre os quais, o PPS de Percival Muniz.

Uma vez indicado o nome do pré-candidato, já que a candidatura só pode ser oficializada após as convenções partidárias,  agora vem a parte mais complicada: construir a unidade partidária. Especialmente dentro do  DEM, que abriga focos de resistências ao projeto do partido em se aliar ao PSDB para disputar o Governo do Estado. Alas da sigla acham que o partido deveria continuar figurando no arco de alianças de partidos que dão sustentação ao governador Blairo Maggi.