ARIPUANÃ, Domingo, 28/04/2024 -

NOTÍCIA

Parceria Votorantim pela Educação chega a Aripuanã

Votorantim Metais, Instituto Votorantim e Prefeitura oficializaram a pactuação pela qualidade da educação pública

Data: Terça-feira, 26/05/2015 00:00
Fonte: TOP NEWS com Assessoria

 

 

A Votorantim Metais e a Prefeitura de Aripuanã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, pactuaram recentemente o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) que visa a melhoria da qualidade da educação pública. No município, a empresa pretende instalar um projeto polimetálico de zinco, chumbo e cobre, que está em fase de licenciamento ambiental. O PVE trabalha em duas frentes: mobilização social das comunidades e demais entidade sociais, e a qualificação das práticas de gestão educacional. A primeira etapa do programa já foi realizada este mês com a formação dos diretores das 13 escolas da rede municipal de ensino.

 

Além de Aripuanã, mais de 40 municípios brasileiros já participam do PVE desde 2008. A cada ano, o Programa elege um assunto para ser trabalhado nos municípios. O tema de 2015 é “Família e escola juntas: uma atitude que transforma”. Esta, inclusive, é uma das atitudes propostas pelo movimento “Todos pela Educação”, do qual o Instituto Votorantim passou a ser parceiro neste ano. “A parceria é um apoio muito importante para o nosso município porque a nossa maior dificuldade é envolver os pais nas atividades da escola. E precisamos alcançar os pais, porque quando eles são presentes, os resultados dos alunos são muito melhores”, afirmou Valmir Faoro, secretário municipal de Educação.

 

Segundo ele, nas primeiras séries do ensino fundamental, a família acompanha mais de perto suas crianças, diferente das últimas séries. “Quando são adolescentes, os pais acham que eles já estão grandes o suficiente para seguirem o seu caminho, e é quando eles são mais suscetíveis aos perigos da sociedade”, acrescentou.

 

Parceria - O PVE é formado por quatro ciclos. O primeiro ciclo foi realizado no final de abril, quando os diretores das escolas conheceram os indicadores da qualidade da educação infantil, do Ministério de Educação (MEC). E após esta formação, eles estão apresentando o conteúdo aos professores num processo de formação continuada. “Os diretores não tiveram dificuldade em compreender os indicadores e anteciparam a mobilização do corpo docente para identificarem os pontos positivos e negativos de cada escola. Depois será a etapa de mobilização da comunidade, os pais e os alunos”, explicou Maristela Miranda Paes, da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. O próximo ciclo será realizado na segunda quinzena de junho.

 

O PVE também vai auxiliar a Secretaria e diretores das escolas de Aripuanã a acessar os recursos oferecidos pelo Governo Federal para viabilizar projetos educacionais. De acordo com Anna Colacino, coordenadora de Capital Humano do Instituto Votorantim, há recursos disponíveis no orçamento do Governo Federal para a execução de ações na área da educação, mas que não são buscados por conta da falta de bons projetos.

 

Concurso de Redação – Em Aripuanã, também já foi lançado a 7ª edição do concurso de redação Tempos de Escola, que integra a etapa de mobilização dos diretores das escolas pelo PVE. O concurso é realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Canal Futura, o movimento “Todos pela Educação” e a Comunidade Educativa CEDAC. O tema deste ano é “Grandes Atitudes pela Educação”. As inscrições podem ser feitas pelo site www.blogeducacao.org.br até 17 de julho e os vencedores serão conhecidos em setembro. Segundo Maristela, os professores estão incentivando a participação dos alunos para inscrição e elaboração das redações. “A nossa escola municipal São José tinha um projeto de produção de texto em andamento, e encaixou esta atividade na proposta do concurso. Esperamos ter muitas postagens de nossos alunos nessa disputa”, comentou.

 

Projeto Aripuanã - O Projeto Aripuanã representará o início das atividades da Votorantim Metais no Estado do Mato Grosso. Trata-se de um projeto polimetálico de lavra e beneficiamento de zinco, chumbo e cobre, na Serra do Expedito, situada a 25 km a noroeste da cidade de Aripuanã. A estimativa de vida útil mínima é de 15 anos, com capacidade de produção anual de 1,8 milhão de toneladas de minérios. Os estudos de impactos ambientais (EIA) já foram protocolados na Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso (SEMA), que deverá convocar consulta pública à população.

 

Será o maior projeto de mineração do Mato Grosso e está previsto para entrar em operação em janeiro de 2018. A expectativa é que na fase de construção sejam gerados até 2.000 empregos (pico da obra) e na fase de operação 600 vagas. Com um investimento estimado em R$ 700 milhões, o Projeto Aripuanã consiste na lavra de dois corpos mineralizados, que chegam a profundidades superiores a 500m, o que possibilita a lavra subterrânea, opção escolhida por gerar menos impactos ambientais.