ARIPUANÃ, Terça-feira, 14/05/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã se destaca em concurso de redação

Iniciativa faz parte do Parceria Votorantim pela Educação (PVE) e teve ampla adesão dos estudantes do município

Data: Terça-feira, 28/07/2015 00:00
Fonte: Da Assessoria

 

 

 

 

 

Na sétima edição do Concurso de redação “Tempos de Escola”, que integra o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), Aripuanã já conseguiu ultrapassar a meta proposta de inscrições. A expectativa era de 97 inscrições, mas os estudantes se engajaram no Concurso e inscreveram 161 redações, chegando a um total de 166% de adesão. Dos municípios contemplados pelo programa da Votorantim Metais no país, Aripuanã está entre os cinco que superaram os resultados. Agora, eles estão concorrendo com alunos de outras 17 cidades do Brasil.

 

O Concurso é realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Canal Futura, o movimento “Todos pela Educação” e a Comunidade Educativa CEDAC. O tema deste ano é “Grandes Atitudes pela Educação”. As inscrições se encerram no dia 7 de agosto e os vencedores serão conhecidos em setembro deste ano. Os estudantes de ensino fundamental, do ensino médio e de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que ainda tiverem interesse em participar do Concurso podem se inscrever pelo Blog Educação: www.blogeducacao.org.br.

 

Para Sueli do Nascimento, diretora da Escola Municipal Wilma Calvi Battisti, a participação de Aripuanã no concurso de redação significa um incentivo para melhoria da qualidade do ensino no município. “Desde o início do programa, professores e coordenadores se empenharam na mobilização dos alunos. Colocamos cartazes, conversamos em sala de aula e inserimos a atividade na grade escolar. Isso prova que o envolvimento da escola é essencial e, apesar de alguns alunos não terem o apoio necessário da família e apresentarem dificuldades em escrever, alguns textos impressionaram pela qualidade o que nos deixa muito satisfeitos e otimistas”, afirma a diretora.

 

Parceria – Em Aripuanã, a Votorantim Metais pretende instalar um empreendimento de mineração de zinco, chumbo e cobre, que está em fase de licenciamento ambiental. Como atividade estruturante do desenvolvimento local, a empresa, o Instituto Votorantim e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, pactuaram a implementação do PVE no início deste ano. O programa busca contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde a empresa atua, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional.

 

O PVE é realizado em quatros ciclos ao longo do ano. O primeiro ciclo foi realizado no final de abril, quando os diretores de 13 escolas conheceram os indicadores da qualidade da educação infantil, do Ministério de Educação (MEC). E o terceiro ciclo está previsto para o final de agosto. “Programas como este, da Votorantim Metais, somados aos investimentos que a Prefeitura vem fazendo em material pedagógico, capacitação de professores, entre outros, resultam cada vez mais na melhoria da educação na nossa cidade. As pessoas percebem isso como algo bom que desperta nas crianças o interesse pelos estudos e pela escola”, afirmou Valmir Faoro, secretário municipal de Educação.

 

Além de Aripuanã, mais de 40 municípios brasileiros já participam do PVE desde 2008. A cada ano, o Programa elege um assunto para ser trabalhado nos municípios. O tema de 2015 é “Família e escola juntas: uma atitude que transforma”. Esta, inclusive, é uma das atitudes propostas pelo movimento “Todos pela Educação”, do qual o Instituto Votorantim passou a ser parceiro neste ano.

 

O PVE também vai auxiliar a Secretaria e diretores das escolas de Aripuanã a acessar os recursos oferecidos pelo Governo Federal para viabilizar projetos educacionais. De acordo com Ademar Assis, consultor de Projetos do Instituto Votorantim, há recursos disponíveis no orçamento do Governo Federal para a execução de ações na área da educação, mas que não são buscados por conta da falta de bons programas.

 

Projeto Aripuanã - O Projeto Aripuanã representará o início das atividades da Votorantim Metais no Estado do Mato Grosso. Trata-se de um projeto polimetálico de lavra e beneficiamento de zinco, chumbo e cobre, na Serra do Expedito, situada a 25 km a noroeste da cidade de Aripuanã. A estimativa de vida útil mínima é de 15 anos, com capacidade de produção anual de 1,8 milhão de toneladas de minérios. Os estudos de impactos ambientais (EIA) já foram protocolados na Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso (SEMA), que convocou audiência pública para o dia 26 de agosto, deste ano.

 

Será o maior projeto de mineração do Mato Grosso e está previsto para entrar em operação em 2018. A expectativa é que na fase de construção sejam gerados até 1.000 empregos (pico da obra) e na fase de operação 600 vagas. Com um investimento estimado em R$ 675 milhões, o Projeto Aripuanã consiste na lavra de dois corpos mineralizados, que chegam a profundidades superiores a 500 metros, o que possibilita a lavra subterrânea, opção escolhida por gerar menos impactos ambientais.