ARIPUANÃ, Segunda-feira, 29/04/2024 -

NOTÍCIA

Primeiro transplante de cabeça já tem data para acontecer

Uma das inovações da medicina mais aguardadas de todos os tempos é o transplante de cabeça. O cirurgião italiano Sergio Canavero, que ficou famoso ao prometer o procedimento, anunciou a data para a primeira operaç

Data: Terça-feira, 15/09/2015 00:00
Fonte: Diário Digital

Primeiro transplante de cabeça já tem data para acontecer

 

O primeiro paciente será o russo Valery Spiridonov, portador da doença de Werdnig-Hoffman. Trata-se de uma atrofia muscular espinhal rara que resulta em enfraquecimento muscular. Não existe tratamento nem cura. Nessa condição o cérebro desenvolve-se normalmente, o que torna Spiridonov apto para ser submetido ao procedimento.

 

Nesta histórica cirurgia, o médico italiano Sergio Canavero irá colocar a cabeça de Spiridonov noutro corpo num processo que durará 36 horas ao todo. Cerca de 150 pessoas serão envolvidas no procedimento.

 

Este transplante parece uma coisa de ficção científica, mas Canavero diz que a tecnologia actual está avançada para vivermos este futuro. Em entrevista à agência russa Sputnik, os dois anos até à cirurgia serão necessários para realizar todos os cálculos e estudos científicos. Só será feita a cirurgia depois que todos os médicos e especialistas tenham 99% de certeza de sucesso, disse.

 

A cabeça do paciente será arrefecida para desacelerar a decomposição das células. Já as veias e artérias do pescoço serão ligadas a máquinas que manterão o fluxo de sangue. A medula espinhal será rompida para o encaixe no novo corpo. Para realizar tudo isso, os médicos usarão polietileno glicol para a fusão dos tecidos conjuntivos e células.

 

No encaixe do novo corpo, a medula espinhal será a primeira a ser ligada. Os músculos, nervos, artérias e veias da cabeça são conectados por último. A recuperação deverá durar um ano.

 

Os riscos são enormes. Além dos riscos da cirurgia em si, a cabeça do paciente poderá rejeitar o novo corpo.