ARIPUANÃ, Sábado, 11/05/2024 -

NOTÍCIA

Tocha no DF reforça ônibus e metrô e muda horário de pontos turísticos

Linhas de ônibus usam vias alternativas durante interdição para passagem. Torre de TV funciona até 22h15; ambulâncias estão disponíveis no percurso.

Data: Terça-feira, 03/05/2016 00:00
Fonte: Do G1 DF
 
 
 
Gabriel Medina com Paula Pequeno (Foto: Pedro Veríssimo)
Gabriel Medina com Paula Pequeno durante revezamento da tocha olímpica em Brasília (Foto: Pedro Veríssimo)
 

Por causa da chegada da tocha olímpica a Brasília, há reforço no metrô e nas linhas de ônibus na área central da cidade nesta terça-feira (3). O número de veículos a mais em circulação não foi informado. A medida se concentra durante os shows e a festa, que ocorrem a partir das 16h na Esplanada dos Ministérios.

 

Nos trechos em que haverá interdição, as linhas de ônibus usarão as vias alternativas:
- Interdição da Esplanada dos Ministérios, da Catedral à L4 Sul (das 8h45 às 11h): vão trafegar pelas Vias N2 e S2 (pista dos anexos).

 

- Interdição da pista do SIA entre os Trechos 1 e 2, sentido Taguatinga (das 13h às 14h15): usam a EPTG ou as pistas dos Trechos 3 e 4.

 

- Interdição da Avenida Central de Taguatinga Sul (das 13h45 às 14h20): passam pela Avenida das Palmeiras.

 

- Interdição na Avenida Comercial Sul de Taguatinga (das 14h às 14h55): o transporte coletivo usará a Samdu e o Pistão Sul.

 

- Interdição na Avenida Samdu Sul (das 14h35 às 15h30): desvio das linhas para o Pistão Sul.

 

- Interdição da Avenida Central do Riacho Fundo I (das 15h45 às 16h20): os ônibus deverão seguir pelas QOF (Conjuntos 1 e 2), QN 9 (Conjuntos 1 e 5) e QS 4 (Conjuntos 1 e 7). Já os que passam pelo trajeto do centro olímpico terão de seguir pelas Vias AC 3, CLN 5 e Avenida Central, no sentido Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB).

 

- Interdição da L2 Sul sentido Rodoviária (das 16h45 às 17h20): usar a L4.

 

Após a liberação, voltarão a fazer o itinerário tradicional.

 

Segurança
O esquema envolve 3,5 mil servidores das forças de segurança, entre policiais civis e militares e agentes do Corpo de Bombeiros e do Detran. A operação é planejada desde agosto, com a participação de 42 órgãos públicos locais e federais, além de instituições parceiras.

 

Todo o trajeto da chama olímpica será acompanhado do Centro Integrado de Comando e Controle, na Subsecretaria de Integração de Operações de Segurança, e haverá câmeras espalhadas pelos principais pontos do caminho. O encerramento do esquema está previsto para quarta-feira (4), por volta das 9h15, quando o governo do DF entrega ao de Goiás a responsabilidade pela guarda da tocha.

 

Saúde
Ambulâncias do Samu estão disponíveis nos seguintes locais: Praça dos Três Poderes, Pontão do Lago Sul, Mané Garrincha, Complexo Aquático Cláudio Coutinho, Água Mineral, Praça do Relógio, Montaria da PM em Taguatinga, Centro Olímpico do Riacho Fundo I, Igrejinha da Asa Sul, Memorial dos Povos Indígenas, Praça das Fontes e Museu Nacional.

São referências, em caso de necessidade, os Hospitais de Base e os Regionais da Asa Norte e de Taguatinga. As equipes serão reforçadas.

 

Pontos turísticos
As intervenções serão pontuais na maioria dos pontos turísticos por onde a tocha passará em Brasília.

 

Água Mineral
O público terá acesso mediante pagamento de ingresso, como usual. O bilhete custa R$ 12, e menores de 12 anos e maiores de 60 não pagam. A entrada ocorreu normalmente até as 11h. A partir deste horário até as 14h, novas entradas não serão permitidas. Depois das 14h, o acesso é normalizado novamente. O horário de funcionamento do parque é das 8h às 16h.

 

Catedral
As visitas na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, que nas terças-feiras começam às 10h30 foram suspensas durante o período de revezamento da tocha na Esplanada dos Ministérios. Ela foi aberta ao público assim que o fogo olímpico deixou o local.

 

Centro Cultural Três Poderes
Funciona normalmente, das 9h às 18h.

Complexo Cultural da República
A Biblioteca Nacional e o Museu Nacional de Brasília abriram normalmente. Em dia de semana, a biblioteca funciona das 8h às 19h45. Já o museu abre das 9h às 18h30.

 

Congresso Nacional
As visitas à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal estão suspensas, por decisão das casas legislativas, até 17 de maio. Segundo a Secretaria de Polícia Legislativa do Senado, a medida é para garantir a segurança durante as discussões e votações da admissibilidade do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

 

Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
As visitas ocorrem sempre aos sábados, em três horários – às 9h, às 10h e às 11h – e não sofrerão alterações.

 

Igrejinha
A Igreja Nossa Senhora de Fátima, na 308 Sul, ficará aberta. Em 3 de maio, inclusive durante a passagem da tocha, o local estará em festa para celebrar a santa que dá nome ao templo.

 

Memorial JK
Visitas ocorrem normalmente, das 9h às 18h.

 

Memorial dos Povos Indígenas
Estará fechado para visitas.

 

Palácios do Itamaraty e do Planalto
No Itamaraty, as visitas estão suspensas desde março, por período indeterminado. No Planalto, elas ocorrem apenas aos domingos.

 

Pontão do Lago Sul
Funcionará normalmente, das 7h à 1h de quarta.

 

Torre de TV
A visitação ao mirante terá horário estendido. Em vez de fechar às 19h, ficará aberto até as 22h30 – com última subida às 22h15 – para que os visitantes possam ter vista privilegiada da passagem da tocha pelo local. O mezanino (das 9h às 19h) e a feira de artesanato (das 9h às 17h) funcionam no horário normal das terças-feiras.