NOTÍCIAS

Juina: PF e Força Nacional apreendem madeiras serradas e toras

Data: Quinta-feira, 22/04/2010 00:00
Juina: PF e Força Nacional apreendem madeiras serradas e toras

Redação:Marcos Di Perez

Continua a ação da Polícia Federal para combater crimes de desmatamento ilegal, transporte e processamento de madeira obtida de forma ilícita, em Juína, noroeste do estado. Nesta terça-feira (20), em uma operação conjunta com a Força Nacional, os agentes apreenderam aproximadamente 48 metros cúbicos de madeiras em toras avaliada em aproximadamente R$ 30 mil. O motorista apresentou a guia florestal, mas segundo o delegado da PF Schefer, a guia apresentava irregularidade, além disso, o caminhão estava em rota não permitida.

O caminhão que estava com os IPVA’s atrasados foi apreendido e encaminhado ao pátio da base montada da Força Nacional. O delegado informou que o motorista cujo nome não foi divulgado também portava um radio comunicado e poderá responder por transporte ilegal de madeiras e telecomunicação clandestina. O radio era utilizado para se comunicar com outra pessoa na finalidade de ludibriar as fiscalizações.

A outra apreensão foi inusitada, e chamou atenção dos agentes, o motorista ao perceber que a viatura se aproximava abandou o caminhão e foragiu para a mata. Cerca de 60 metros cúbicos de madeiras serradas foram apreendidos, a carga foi avaliada em aproximadamente R$ 40 mil.

Os proprietários dos caminhões serão identificados e poderão ser responsabilizados, conforme a lei e poderão perder seus veículos.
A operação, segundo o delegado da Polícia Federal deverá continuar na região, prisões e apreensões de madeiras serão inevitáveis, contou o delegado.