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NOTÍCIA

Conselheiros são treinados para operar o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência

Data: Terça-feira, 27/04/2010 00:00
Fonte:

Rafael de Sousa
Assessoria/Setecs-MT

A Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-MT) realizam em Cuiabá, entre os dias 27 e 30 de abril, um treinamento para os conselheiros tutelares e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) da Capital. A capacitação tem o objetivo de atualizar os conselheiros sobre o novo Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia) e será realizada nas dependências do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro), localizado na Rua Cuiabá, nº 60, no bairro Cohab Nova.

Serão quatro dias de treinamentos para capacitar e atualizar os conselheiros com relação ao Sipia. O curso será ministrado por uma empresa de Sergipe, que foi contratada pelo Governo Federal. A Banksystem, situada em Recife, juntamente com a Coordenação Estadual do Sipia irão coordenar o processo de formação dos conselheiros tutelares e municipais, numa parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso e Secretaria Especial dos Direitos Humanos.

O curso será realizado em duas turmas para que não prejudique o atendimento diário à população. A finalidade é garantir a defesa dos direitos preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente, por meio de um sistema nacional de registros.

SIPIA

O Sistema de Informações para a Infância e a Adolescência é utilizado para fazer o registro e o tratamento das informações que chegam ao Conselho Tutelar sobre a violação dos direitos da criança e o adolescente. “O Sipia é um grande banco de dados, nele fica registrado todos os atendimentos feitos pelo conselho tutelar em termos de violação de direitos da criança e do adolescente”, explica o administrador estadual do sistema, Mauro César Souza.

O Sipia permite ainda o aproveitamento da medida mais adequada e a padronização do atendimento, para melhorar a qualidade dos serviços prestados. Os dados locais do sistema, gerados pelo Conselho Tutelar, são transformados em relatório e em seguida encaminhado ao Conselho de Direitos, para formulação e gestão de políticas e programas de atendimento a crianças e adolescentes.

“Após a criação do Sipia ficou mais fácil fazer denúncia, é só entrar no site www.sipia.com.br, registrar a denúncia, que os conselheiros irão inserí-la nos dados de atendimento diário e facilitar o trabalho de fiscalização”, concluiu Mauro.