ARIPUANÃ, Sábado, 27/04/2024 -

NOTÍCIA

CIPEM promove capacitação de Executivos do Setor Florestal sobre legislação e procedimentos ambientais

Data: Quarta-feira, 21/03/2018 13:36
Fonte: Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM

Executivos dos sindicatos associados ao Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grasso (CIPEM) participaram de uma capacitação sobre legislação e procedimentos ambientais aplicados ao setor de base florestal, realizada em Cuiabá, nos dias 15 e 16 de março.

No primeiro dia do curso, os representantes dos sindicatos receberam informações sobre o funcionamento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) e tiveram contato com princípios fundamentais do direito ambiental.

Eduardo Tales dos Santos, do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Base Florestal (SINDIFLORA), de Guarantã do Norte, ressaltou a qualidade das informações repassadas durante o curso. “Agregou conhecimento que realmente vai nos auxiliar no atendimento das indústrias no nosso dia a dia”, pontuou.

Os participantes se aprofundaram também em temas específicos do setor de base florestal, principalmente nos aspectos do licenciamento de atividades madeireiras, de Planos de Manejo Florestal e de Licenças para Exploração Florestal.

Felliphe Marinho Costa, do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado (SINDUSMAD), de Sinop, explicou que os problemas e as dúvidas chegam primeiro nos sindicatos, por isso, é fundamental ter conhecimento para apoiar os associados. “Se tivermos mais informações podemos tirar as dúvidas já na base, mais rápido e de forma correta, sem sobrecarregar o CIPEM com questões mais cotidianas”, disse.

Ainda durante o curso foram abordadas questões relacionadas aos prazos previstos nas legislações que regulam o setor de base florestal e aspectos importantes da fiscalização. “Não é uma coisa que a gente trabalha diretamente todo dia, mas é fundamental que a gente saiba orientar e dizer onde os associados devem buscar as informações para resolver os problemas”, pontuou Katia Danielides, do Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte (SIMENORTE), de Alta Floresta.

Essa oportunidade de conhecer mais sobre o universo da atividade também foi ressaltada por Layna Eduarda Venâncio, do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Médio Norte do Estado (SINDINORTE). “Esses encontros são importantes para ampliar nosso conhecimento para além do que fazemos nas funções específicas dentro dos sindicatos”.

O segundo dia do encontro promovido pelo CIPEM foi dedicado a explicar o funcionamento dos sistemas que regulam o setor: Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (SISFLORA-MT), Cadastro de Consumidores de Produtos Florestais (CC-SEMA) e Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor).

Foi um dia intenso de trabalho, onde os participantes aproveitaram para esclarecer as principais dúvidas diretamente com os profissionais da Tecnomapas, empresa que projetou o SISFLORA 2.0, e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT).

A preocupação do setor é com relação a mudança dos sistemas estadual e nacional, prevista para acontecer em breve, mas que ainda carece de transparência sobre os prazos e a metodologia que será adotada no processo de migração e integração. “Nos preocupa muito essas mudanças e adaptações que virão pela frente. Muitos dos questionamentos trazidos aqui têm origem no contato direto com os associados, que ficam sem ter as informações corretas e em tempo hábil”, ressaltou Ederson Thomaz de Aquino, do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (SIMNO), de Juína.

A avaliação de Marilene Matos da Silva, do Fundo de Apoio a Madeira (FAMAD), é de que o ideal seria levar essas capacitações também para as cidades polos, onde as empresas e indústrias pudessem adquirir essas informações. “É uma mudança muito brusca. Vai demandar um trabalho grande de disseminação de informações”, concluiu.

O encontro dos diretores executivos dos sindicatos associados ao CIPEM terminou com uma pequena confraternização.