ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Técnicos da FUNASA visitam obras de tratamento de esgoto que estão paradas há anos em Juína

Data: Quarta-feira, 17/07/2019 12:39
Fonte: Cleber Batista JNMT

Uma equipe técnica da FUNASA visitou as instalações da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto no município de Juína localizada próximo ao bairro Módulo 4; os profissionais também puderam fazer visitas na rede de canalização espalhadas por diversas ruas da cidade.

No final da tarde desta terça-feira, 16, o engenheiro Wilson Beregula responsável técnico pelo DAES em entrevista ressaltou a importância desse trabalho dos profissionais visitando e fazendo um levantamento sobre a situação da obra; ainda de acordo com o engenheiro existem cerca de 40% de recursos que ainda não foram liberados para investimentos na obra.

A expectativa é de que os técnicos possam apresentar um laudo sobre o que foi apurado durante a visita e consequentemente em breve período as obras possam ser retomadas tornando-se num futuro próximo uma transformação do local em um possível laboratório para estudos por profissionais da área de Biologia, também estudantes de cursos universitários bem como atender a toda a comunidade.

O Diretor do DAES - Departamento de Água e Esgoto Sanitário, Aparecido Paulino destacou que a visita dos profissionais técnicos da Funasa é um momento de esperança para que ações possam ocorrer num futuro muito próximo e as obras que foram paradas há algum tempo  possam ser retomadas e concluídas o mais breve possível trazendo assim mais benefício para a comunidade

No ano de 2011 a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) aprovou projeto da Prefeitura de Juína para construção de rede de esgoto sanitário no valor de 13 milhões de reais com recursos do PAC II - Programa de Aceleração do Crescimento. A portaria com a aprovação da primeira etapa no valor de R$ 5.758.446,36 foi publicada no Diário Oficial da União do dia 08 de dezembro de 2012 e define o dia 29 de fevereiro de 2012,  prazo para contratação dos projetos de engenharia.

Em agosto do mesmo ano o Departamento de Água e Esgoto Sanitário de Juína (DAES) elaborou o projeto de engenharia e, desta forma, o município pôde pleitear recursos para a execução da obra. Com este projeto, os Módulos 1, 2, 3, 4, parte do Módulo 5, Bairro São José Operário e Avenida JK receberão a implantação da rede de esgoto Sanitário que teve parte construída.