ARIPUANÃ, Domingo, 28/04/2024 -

NOTÍCIA

Encontro de Mulheres Rurais: mais de 300 mulheres participam do evento em Castanheira

O encontro ocorreu a 50 km da área urbana e reuniu agricultoras de toda região.

Data: Segunda-feira, 21/10/2019 19:15
Fonte: Thiago Evangelista/ Assessoria Sicredi Univales

Começa o mês de outubro e muitos já se lembram do Dia das Crianças, do Dia dos Professores, etc. Porém existe outro importante motivo que o marca: a Campanha Outubro Rosa - movimento internacional com ações para informar e conscientizar as pessoas a respeito do câncer, principalmente as mulheres.

Não só com o objetivo de debater sobre o Outubro Rosa, mas também com o intuito de confraternização, foi realizado no último domingo (20) o 2º Encontro de Mulheres Rurais do Município de Castanheira (a 773 km da capital Cuiabá), maior evento voltado para mulheres do campo da região Noroeste de Mato Grosso. Nesta edição, o evento contou com a presença de mais de 300 mulheres, que se reuniram na quadra de esportes da Escola Estadual Mário de Andrade, no Terceiro Assentamento - Vale do Seringal, região que fica a cerca de 50 km da área urbana.

Ao chegar no local, as mulheres se depararam com um ambiente todo decorado especialmente para elas. Inclusive, um espaço especial para as crianças, 'liberando' as mães para participarem das atividades. Foram realizadas palestras como “Boa alimentação para toda a família”, “Valorização Pessoal” e “Prevenção do Câncer no Colo do Útero”.

Com o apoio dos voluntários, as mulheres do campo também tiveram acesso a aula de dança, corte de cabelo, designer de sobrancelhas, curso de automaquiagem e até de desfile. Dezesseis mulheres, cada uma representando uma comunidade rural, subiram na passarela. A euforia foi geral!

“Eu fiquei muito feliz em estar presente. Pude ver a felicidade no rosto dessas mulheres guerreiras, que, às vezes, por falta de tempo ou devido à distância, acabam deixando de lado a vaidade”, desabafou Nicoli Pereira Brito, Assistente de Negócios do Sicredi e voluntária no evento.

O 2º Encontro de Mulheres Rurais foi realizado por iniciativa da Prefeitura Municipal de Castanheira, através da Secretaria da Agricultura, com participação da Empaer e apoio da Câmara Municipal e parceiros como o Sicredi e comércio local.

Algumas mulheres saíram de suas casas às 4h da manhã e percorreram mais de 100 km de ônibus para participarem deste evento. “Mesmo com toda dificuldade no acesso, ouvi muitas mulheres dizerem que já estão ansiosas para a próxima edição”, confessou Nicoli.

Mato Grosso possui aproximadamente 120 mil famílias na agricultura familiar, sendo que uma parcela significativa é chefiada por mulheres. No Brasil, são aproximadamente 14 milhões de mulheres do campo. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), elas constituem 40% da mão de obra agrícola nos países em desenvolvimento.