ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Empresas de Juína permanecerão fechadas até domingo, vejas propostas para reabertura

Data: Quarta-feira, 01/04/2020 16:28
Fonte: JUÍNA NEWS

Aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 31, mais uma reunião do grupo que monitora o isolamento social no município de Juína, no Mato Grosso, e teve a participação de representantes do MPE, executivo, legislativo, CDL/ASCOM, Simno, Stimajur, OAB, Rotary Club, Lions Club, Acomac,Sindfrig, Sintep, Lojas Maçônicas, empresários e representantes de outros seguimentos, onde na ocasião foram apresentadas duas propostas para que o comércio em geral volte a funcionar normalmente no município e evite assim um caos na economia local.

A primeira proposta consiste na abertura total dos comércios, porém cada empresa deverá se responsabilizar pelo cumprimento de um manual de boas práticas, que deverá ser estudado até mesmo por conter alguns artigos que o ministério público e a vigilância epidemiológica e o poder público municipal jugam serem perigosos, e posteriormente se aprovado será aplicado em forma de decreto e o comércio voltará a atender normalmente na próxima segunda-feira. (Confira a baixo o manual)

A segunda proposta consiste em seguir o decreto de Cuiabá, onde flexibiliza a abertura de mais segmentos comerciais a exercer o direito de permanecer de portas abertas como agropecuárias, oficinas, auto peças, lojas de materiais de construção e serviços. As demais empresas permanecerão no sistema delivery.

Tais propostas já vem sendo apresentadas a um certo tempo pela CDL/ASCOM, mas não foram acatadas e agora passam a ser estudadas pelas autoridades.

O prefeito Altir Peruzzo explicou que após a reunião desta terça-feira as duas propostas serão analisadas e chegarão a uma conclusão na próxima sexta-feira, onde um novo decreto passará a valer na próxima segunda-feira. Enquanto isso o comércio de Juína permanecerá funcionando no sistema Delivery, exceto os essenciais que não pararam como supermercados, drogarias e postos de combustível.

Juína News

O promotor de justiça Marcelo Linhares reforçou que o decreto atual aplicado pelo chefe do executivo ainda está em vigor e tem que ser aplicados até que se analise as duas novas propostas que foram apresentadas na data de hoje, onde após o estudo de ambas e o entendimento do que será melhor para a comunidade juinense, uma nova decisão será tomada, e que se faz necessário pensar no bem-estar e evitar que as pessoas se contamine na cidade. Linhares ressaltou ainda que uma vez que for descumprido o decreto de serviços delivery que se encontra em vigor, a empresa ou comércio poderá ter seus bens apreendido, como também sofrer as sanções de penalidade da lei, podendo ter o Alvará de licenciamento caçado, e sofrer processos de multas que variam entre R$ 100,000,00 a R$ 200,000,00, e pediu que todas as empresas atendam o que foi decretado pelo executivo que é o serviço de delivery.

Veja a baixo as recomendações do manual de boas práticas