ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência traz orientações à população em Aripuanã

Data: Segunda-feira, 01/03/2021 15:29
Fonte: ENFERMEIRA JENIFFER THAÍS LAYTER/ ASSESSORIA

O SAMU Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, implantado pela Secretaria de Estado de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria Municipal cuja missão é regular atendimentos de urgência e emergência. O SAMU Aripuanã tem como missão prestar o atendimento pré-hospitalar de urgência com excelência à população, além de realizar a coordenação e a supervisão de todos esses atendimentos.

Sua visão é atender o paciente de forma ágil e eficiente, com profissionais capacitados cumprindo 100% das solicitações no menor tempo-resposta possível, com a finalidade de ser referência neste tipo de procedimento. Os valores do Samu Aripuanã priorizam garantir o acesso do paciente à unidade de saúde adequada e proporcionar o melhor atendimento pré-hospitalar de urgência, tanto nos casos de traumas quanto em situações clínicas

O SAMU está disponível para a população via telefone 192 em momentos de urgência e emergência médica e funciona 24 horas por dia todos os dias da semana. A ligação é gratuita e pode ser realizada através de qualquer telefone fixo ou móvel. O serviço em Aripuanã reúne técnicos de enfermagem e socorristas amparados e coordenados por uma enfermeira responsável pela equipe que presta socorro em emergências de diversas naturezas e em qualquer lugar além das transferências de pacientes entre unidades de saúde.

Nossa população questiona o serviço ao ligar para a Central de Regulação Cuiabá e gostaria de deixar alguns esclarecimentos quanto a isto. Essas ligações são atendidas por um profissional treinado e que fará perguntas para iniciar a ocorrência. É extremamente importante entender que essas informações sejam passadas e que o solicitante tenha calma e paciência, respondendo aos questionamentos pois a equipe precisa entender e estabelecer o grau de risco daquela pessoa e definir assim o trabalho durante o percurso. Através dessa conversa também é possível receber orientações médicas que podem fazer a diferença até a chegada da ambulância.

Lembrem-se que mesmo sendo difícil é importante responder todas as perguntas solicitadas com calma e não desligar o telefone até a liberação do médico regulador.

A população precisa saber que para que este tipo de serviço continue sendo ofertado em nosso município é necessário que todas as ocorrências sejam solicitadas via Central de Regulação pelo telefone 192.

Ligue para o SAMU somente se estiver diante de uma situação de emergência. Um trote pode impedir que uma vida seja salva.

SAMU, salvando vidas todos os dias!