NOTÍCIAS

Aripuanã: Morre o lendário pioneiro Cabo Eugênio, aos 98 anos

Data: Sábado, 27/03/2021 23:05
Fonte: TOPNEWS
Aripuanã: Morre o lendário pioneiro Cabo Eugênio, aos 98 anos

Faleceu na noite de sexta-feira, 26 de março, de morte natural aos 98 anos, o lendário Eugênio Lins dos Santos (Cabo Eugênio) como era carinhosamente conhecido em Aripuanã. De acordo com familiares, Cabo Eugênio dizia que já tinha cumprido com suas obrigações e era feliz por tudo havia feito pela sua família e pelo Brasil.

Cabo Eugênio é lembrado pela população de Aripuanã como uma pessoa extrovertida, muito dedicado aos filhos e família, alegrava a todos por onde passava, contando suas historias de quando chegou ao município no ano de 1972. Um amigo sempre disposto a ajudar o próximo.

Dedicou muitos anos de sua vida a servir o exército brasileiro, mas tarde sendo soldado da borracha, enfrentado o serviço de seringueiro e mais tarde na produção de farinha de mandioca na região. Mesmo depois de passar para a reserva, nunca deixou de se envolver com a sociedade e sempre se orgulhava muito por ter sido soldado.

Por suas bravuras e contribuição no desenvolvimento da cidade, Eugênio Lins dos Santos, já foi homenageado pela Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Fórum da Comarca de Aripuanã e também através da Policia Militar, onde no ultimo adeus a Cabo Eugênio estiveram presente policiais prestando uma bela homenagem.

Ele deixa a esposa, Valdive Ribeiro dos Santos, com quem era casado há quase 60 anos e 15 filhos, (um in-memorian) 38 netos, 33 bisnetos e 04 Tataranetos. O velório aconteceu em sua residência, no bairro Cidade Alta, e o sepultamento ocorreu por volta das 12 horas, no Cemitério Municipal de Aripuanã.

TOMBA UMA LENDA, TOMBA UM SOLDADO

Soldado da alegria,

Soldado das boas prosas,

Soldado das boas histórias,

Soldado de sabedoria.

Tomba um Soldado,

Que não era soldado qualquer,

Desbravou a Amazônia,

E subiu os igarapés.

Explorou o Rio Castanho,

Deu de cara com Rondon,

Sua vida, sua história,

Só por Deus sujeito bom.

Tomba um soldado,

O soldado de Rondon,

Aqui fez a sua história,

Construiu Aripuanã.

Um Soldado de verdade,

Não entrega a patente,

Luta dia, luta noite,

Pra passar a ser Tenente.

Glorioso sua passagem,

Por esse mundo afora,

Cabo Eugênio é o Soldado,

Que me despeço agora.

Que em sua nova missão,

Não lhe falte a Luz de outrora,

A bravura do sertão,

Carregada até agora.

Cabo, Soldado ou Tenente,

Não importa a patente,

O que manda são seus feitos,

Deixados aqui pra gente.

Obrigado Cabo Eugênio,

Pelo mundo que recebeste e pelo mundo que deixou,

Pela floresta manejada,

Pelas árvores que plantou.

A Seringueira foi mãe,

Que esse filho amamentou,

Lhe deu leite e o sustento,

Até conquistou um Amor.

Dedicado a vida e ao legado do saudoso Cabo Eugênio.

Autor:

Emerson de Oliveira Jesus

"Meus sentimentos a toda a família e amigos do Cabo Eugênio, que Deus possa consola-los nesse momento de dor".