ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Nexa recebe chave da UBS Jardim Planalto para iniciar reforma e ampliação em Aripuanã

A mineradora também vai realizar obras na Unidade Básica de Saúde do Centro e da Vila Operária

Data: Terça-feira, 06/04/2021 15:42
Fonte: Da Assessoria Francielle Mesquita

A Nexa recebeu, na última segunda-feira (29), da Prefeitura de Aripuanã, a chave para iniciar as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Planalto.

No total, três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Aripuanã vão ser reformadas e ampliadas pela empresa, como resultado de uma parceria com a gestão municipal, atendendo as ações previstas no Plano de Controle Ambiental (PCA) do Projeto Aripuanã.

Os projetos arquitetônicos foram elaborados pela Pilon Arquitetura, especializada em projetos de equipamentos de saúde, e submetidos pela Prefeitura Municipal à aprovação da Vigilância Sanitária (Visa/MT).

JARDIM PLANALTO: A primeira reforma a ser iniciada é a do bairro Jardim Planalto, onde há uma grande demanda por atendimentos.

O Coordenador de Gestão Social da Nexa para o Projeto Aripuanã, Marcelo Patarro, explica que a reforma nas unidades seguirá as normas pré-estabelecidas pelos órgãos competentes.

“As melhorias estruturais nas unidades vão adequar o equipamento às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), melhorando as condições de biossegurança, climática, conforto espacial, salubridade e de segurança das instalações, além de corrigir patologias existentes. As adequações vão proporcionar, inclusive, a possibilidade de ampliação das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e, consequentemente, promover um atendimento mais amplo à comunidade”, enfatiza Marcelo.

Desmobilização de atendimento: Por conta do início das obras, os atendimentos da UBS Jardim Planalto foram direcionados, temporariamente, para o prédio da Igreja do Evangelho Quadrangular, no bairro Jardim Paraná, adaptado pela Semusa para o atendimento em Atenção Básica enquanto ocorreram as obras. Para a representante da Secretaria Municipal de Saúde de Aripuanã, a enfermeira Maria Pinheiro, a população ficará melhor assistida com um local adequado para os tratamentos de saúde. “A reforma dessas unidades beneficiará os usuários do SUS, com maior qualidade e acesso aos serviços ofertados à população aripuanense", afirma.

CENTRO E VILA OPERÁRIA: As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Centro e Vila Operária também serão reformadas e ampliadas. Além da reforma e ampliação, a Nexa vai equipar de forma complementar as três unidades de saúde após a conclusão das obras.

O Prefeito em exercício de Aripuanã-MT, Luciano Vasconcelos, afirma que a iniciativa em parceria com a Nexa reforça o compromisso com o desenvolvimento local. “As forças públicas e privadas se completam, pois o engajamento e comprometimento do Poder Público local nas iniciativas em parceria com a Nexa, mostram que a gestão acredita no caminho que está sendo trilhado para o legado que queremos consolidar no município de Aripuanã, atendendo as demandas de necessidade da comunidade”, conclui.