ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Nove cães em situação de maus-tratos e abandono são resgatados em Juína

Data: Sábado, 24/04/2021 11:01
Fonte: JUÍNA NEWS

Cerca de 09 cachorros em situação de abandono e maus-tratos foram resgatados pela polícia civil, vigilância sanitária e corpo de bombeiros, em Juína, noroeste de Mato Grosso, nesta sexta-feira, dia 23. A Polícia Civil segue na identificação do suspeito proprietário da casa onde os animais estavam na rua Cabriúva, no bairro Padre Duílio.

Os cães aparentavam desnutrição e ferimentos.

O policial civil Dito Costa contou ao Juína News que ao chegar no local encontraram cerca de 09 cachorros em um local fechado com telas e com um arame energizado a fim de impedir que os cães saíssem do local. Ainda de acordo com o relato do policial um dos animais havia entrado em óbito e estava sendo devorado pelos demais que se encontravam bastante debilitados por falta de comida e água.

O corpo de bombeiros foi acionado para ajudar no resgate, onde seis dos animais foram encaminhados para uma chácara onde o proprietário (voluntário) se responsabilizou pelos cães. Dito Costa ressaltou que o proprietário da residência não se encontrava no local, onde vizinhos informaram que o mesmo está fora há mais de uma semana, porém, ele responderá por crime de maus tratos e abandono.

José Machado Junior, fiscal da vigilância sanitária em saúde contou que a vigilância recebeu várias denúncias sobre maus tratos de animais, onde pessoas relataram que além de sofrer com a falta de comida, os animais eram espancados pelo seu dono.

Um veterinário acompanhou a equipe da vigilância sanitária e constatou que os animais estavam sendo maltratados, sendo seis deles resgatados de imediato e três ainda precisam de um lar até que a situação se resolva, pontuou José Machado que ainda informou que a autuação deverá ser transformar em um ato de infração e gerar uma penalidade de multa para o proprietário da residência.

O soldado Quadros, do corpo de bombeiros disse que foram solicitados pelo policial Dito Costa para efetuarem o resgate dos animais, onde a Associação “ABRACE UM PET”, foi acionada para acompanhar a ocorrência, e três dos animais serão levados provisoriamente até a 14ª CIBM, e permanecerão até encontrar um novo lar ou serem adotados, e finalizou pedindo para que as pessoas que presenciar maus tratos a animais que denuncie nas polícias civil e militar.

Cristiane Cerqueira, tesoureira da Associação “ABRACE UM PET”, falou com o Juína News e lamentou a cena que presenciou no local, e ressaltou que a associação ainda não dispõe de um espaço para abrigar os animais, porém, estarão ajudando com medicamentos e rações para os animais e irão tentar encontrar um lar para os demais cães que não encontraram um lar ainda.

Cristiane falou ainda sobre a grande quantidade de cães abandonados pelas ruas da cidade, e espera que as aulas voltem logo para que possam fazer campanhas nas escolas a fim de conscientizar desde as crianças até os adultos que sobre o abandono de animais.