ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Reitor anuncia data para lançar licitação do novo campus do IFMT em Sinop

Data: Sexta-feira, 01/10/2021 14:44
Fonte: Só Notícias/Herbert de Souza

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, Júlio César dos Santos, anunciou que já há uma data definida para lançar a licitação para construção do campus da instituição em Sinop. “No dia 18 de novembro, estaremos aqui novamente para fazer o lançamento do edital para contratação da empresa que construirá a sede do campus Sinop do Instituto Federal de Mato Grosso”, afirmou. 

O comunicado foi feito pelo reitor durante participação na audiência pública, realizada ontem à noite, na câmara de vereadores de Sinop, que teve por objetivo debater a emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O reitor do IFMT aproveitou a visita do ministro da Educação, Milton Ribeiro, para entregar o termo de autorização para construção da sede em Sinop. 

A unidade do Instituto Federal em Sinop, implantada em 19 de dezembro de 2014, ocupa temporariamente um imóvel locado pela prefeitura, localizado na rua das Avencas, no setor comercial. O novo campus será construído no loteamento Residencial Iguatemi em um terreno de 55 mil metros quadrados, doado pela prefeitura. O projeto de construção da sede definitiva recebeu o apoio do senador Wellington Fagundes e da deputada federal professora Rosa Neide. O valor previsto para a execução da primeira etapa da obra será de R$ 12 milhões de reais.

O reitor Júlio César dos Santos disse anteriormente que, “desde 2014, o IFMT planejava iniciar a construção da sede, mas não foi possível. Nossa gestão assumiu o compromisso. Queremos pagar a dívida com o município de Sinop, transformando o IFMT e disponibilizando para a comunidade uma estrutura adequada, de modo que os excelentes profissionais que a instituição possui possam ter melhores condições de trabalho e fazer maior diferença na vida das pessoas, com melhores resultados no ensino técnico e profissionalizante”.

O Campus Avançado de Sinop tem perfil de atuação nos eixos tecnológicos de Gestão e Negócios, Controle e Processos Industriais e Recursos Naturais, com a atuação voltada para atender aos arranjos produtivos locais e ofertar formação profissional ao município e região.

No início de julho, conforme Só Notícias já informou, Júlio César dos Santos e uma equipe da Reitoria estiveram presentes no campus Sinop, em uma reunião de trabalho com servidores da unidade para tratar sobre o andamento das atividades de ensino. Também foi debatida a proposta de construção da sede definitiva da instituição. 

Na ocasião, o diretor-geral do campus Sinop, Rafael Martins Chaves, avaliou que a reunião foi muito produtiva. “Estamos satisfeitos com o apoio que estamos recebendo da reitoria. Nossa expectativa é muito grande quanto à construção da nossa sede e o fortalecimento da instituição no município. Dialogamos com os servidores sobre o compromisso do reitor com a construção da sede própria. A comunidade interna tem recebido com otimismo as novas perspectivas para o nosso campus”.