ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Famato participa de solenidade de lançamento do Patrulhamento Rural

Data: Quarta-feira, 06/10/2021 14:12
Fonte: Ascom Famato

O Governo de Mato Grosso lançou oficialmente, na terça-feira (05/10), o serviço de Patrulhamento Rural Georreferenciado em Mato Grosso. A solenidade aconteceu na Praça das Bandeiras, em Cuiabá e contou com a presença do governador Mauro Mendes, secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, o segundo vice-presidente e diretor executivo da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Marcos da Rosa, presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior, lideranças políticas e entidade do agro.

Uma das maiores preocupações dos produtores rurais é com a segurança nas fazendas, diante da ameaça e alto índice de roubos e furtos no campo. “As quadrilhas especializadas invadem as propriedades armadas e bastante violentas, amordaçam, amarram e rendem os trabalhadores para roubar insumos agrícolas, maquinários, defensivos, fertilizantes, gado, entre outros. Além de causar pânico, medo e colocar vidas em risco”, disse o diretor da Famato, Marcos da Rosa.

O serviço contará com policiamento especializado, viaturas e sistema de georreferenciamento das propriedades rurais, com atuação nos 15 comandos regionais da Polícia Militar, em atendimento a todos os municípios do Estado. Os investimentos para a implantação do serviço foram de R$ 35 milhões. O serviço de patrulhamento faz parte do programa Mais MT, que prevê investimentos para o fortalecimento da segurança pública no estado.

Marcos da Rosa acredita que o Patrulhamento Rural vai coibir as ações dos bandidos, vai desarticular as organizações criminosas e oportunizar as investigações para chegar nos receptadores e no mercado ilegal de defensivos agrícolas, fertilizantes e maquinários.

O Patrulhamento Rural, implantado em Mato Grosso pela Polícia Militar (PM) começou com um projeto piloto no Sindicato Rural de Rondonópolis, com o apoio da Famato, para coibir e reduzir os índices de roubos e furtos nas áreas rurais do estado. A parceria prosperou e já são mais de 10 Sindicatos Rurais de Mato Grosso envolvido neste programa. Em 2021 são 1.600 propriedades rurais cadastradas e cerca de 700 placas fixadas.

O Serviço Nacional de aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) também é parceiro do Projeto de Patrulhamento Rural. O papel da instituição é capacitar e qualificar os militares para que eles possam utilizar equipamentos modernos como drones e outros para atingir áreas maiores na hora de fazer o patrulhamento. O Senar-MT já ministrou mais de 10 treinamentos para policiais militares que fazem parte deste projeto.

O governador Mauro Mendes elogiou o trabalho da PM em parceria com o Sistema Famato, e garantiu que os serviços de patrulhamento vão atender pequenos, médios e grandes produtores rurais.