ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Senado aprova criação de mais um feriado nacional para homenagear primeira santa brasileira

Data: Terça-feira, 23/11/2021 09:02
Fonte: Só Notícias

A Comissão de Educação aprovou o projeto do senador Angelo Coronel (PSD-BA) que cria o feriado de Santa Dulce dos Pobres, a ser celebrado anualmente em 13 de março (PL 4.028/2019). A Irmã Dulce, como é conhecida, foi canonizada em 2019, tornando-se a primeira santa brasileira da Igreja Católica.

O relator, senador Flávio Arns (Podemos-PR) destacou o trabalho da Irmã Dulce em prol dos mais necessitados. A proposta agora segue para análise na Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação em plenário.

O projeto foi apresentado pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA). O texto original fixava a celebração no dia 13 de março, data da morte da Irmã Dulce, em 1992. Durante a tramitação da matéria na CE, o autor apresentou emenda para sugerir uma nova data: o dia 13 de outubro. Naquele dia, em 2019, a religiosa foi canonizada pelo Papa Francisco.

O relator da matéria na CE, senador Flávio Arns (Podemos-PR), adotou no parecer a data de 13 de agosto. Naquele dia, em 1933, Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes recebeu o hábito das Irmãs Missionárias em Salvador (BA) e passou a adotar o nome de Irmã Dulce, em homenagem à mãe. É em 13 de agosto que a memória da religiosa é celebrada na Bahia.

No entanto, durante a votação na semana passada, o relator manteve a data do novo feriado nacional no dia 13 de março. A matéria foi votada na comissão de educação na última quinta-feira (18).