O nome do senador Carlos Fávaro (PSD-MT), 53 anos, ganhou força nos últimos dias para assumir o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a partir de janeiro de 2023. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve oficializar a nomeação até 3ª feira (27.dez) junto com outros 15 ministros que faltam.
Como mostrou o Poder360 em 30 de novembro, Fávaro era um dos principais cotados para assumir o comando da pasta no governo Lula. Seu nome foi ventilado ao longo da campanha eleitoral, quando coordenou o núcleo sobre o tema.
Durante a campanha, Carlos Fávaro produziu 2 documentos: um plano de governo para o agronegócio (íntegra – 495 KB) e uma lista reunindo propostas do petista para o setor (íntegra – 34 KB). O congressista também conversou com o então candidato a vice na chapa de Lula, Geraldo Alckmin (PSB), que teve entre suas atribuições dialogar com o setor.
Carlos Fávaro é fundador da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) e foi presidente da Aprosoja-MT (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Mato Grosso).
A nomeação também contou com o endosso do empresário Blairo Maggi, ministro da Agricultura de 2016 a 2018, no governo Michel Temer. Foi de Maggi a articulação para filiar a suplente de Fávaro no Senado, Margareth Buzetti, ao PSD. O movimento visa a evitar que ela vote contra o governo Lula depois de assumir a cadeira de Fávaro na Casa Alta, quando este se licenciar para comandar o ministério.
MINISTROS JÁ ANUNCIADOS
Lula anunciou a 1ª leva de ministros do novo governo com 5 nomes, em 9 de dezembro. As nomeações foram para os Ministérios da Fazenda, Justiça, Casa Civil, Relações Exteriores e Defesa.
O petista indicou o ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), para assumir a Fazenda, ministério que será recriado a partir da divisão do atual Ministério da Economia.
Além de Haddad, o petista também oficializou o nome do ex-ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) José Múcio para a Defesa e do ex-governador do Maranhão Flávio Dino (PSB-MA) para chefiar o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O embaixador Mauro Vieira será o titular do Ministério das Relações Exteriores. A Casa Civil será comandada pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT).
A cantora Margareth Menezes foi a 6ª confirmada para a Esplanada dos Ministérios de Lula. Ela ocupará o cargo de ministra da Cultura. O anúncio foi feito pelo petista em seu perfil no Instagram.