ARIPUANÃ, Domingo, 28/04/2024 -

NOTÍCIA

O Sicredi realiza Mostra Pedagógica do Programa A União Faz a Vida

No Brasil o Programa A União Faz a Vida já impactou mais de 3,7 milhões de crianças e adolescentes, ultrapassamos mais de 180 mil educadores envolvidos com 2.600 escolas participantes em mais de 500 municípios.

Data: Segunda-feira, 02/01/2023 17:34
Fonte: Juceli Cavalcante/Assessoria Sicredi Univales

O Sicredi acredita que investir em educação é investir no desenvolvimento das pessoas e da sociedade. Alinhado aos princípios do cooperativismo em especial educação, formação, informação e interesse pela comunidade, em 1995, o Programa A União Faz a Vida (PUFV), surgiu da percepção da necessidade de promover a educação para a viabilização de uma sociedade mais cooperativista, onde o indivíduo e a comunidade podem criar oportunidades de crescimento mútuo.

O programa em andamento transformou o sistema educacional de crianças e adolescentes ao incutir princípios cooperativos e deveres cívicos por meio de um projeto único. Ao capacitar os alunos para serem protagonistas do seu conhecimento, criando uma geração de jovens mais cooperativistas e protagonistas do futuro.

O Programa A União Faz a Vida continua desenvolvendo crianças, jovens e toda a comunidade. A abordagem adotada pelo programa e desenvolvida nas escolas tem sido motivadora para os professores, que passam a desenvolver uma visão mais ampla sobre o processo de aprendizagem.

 A partir das atividades motivadas pela Mostra, torna-se possível a observância de uma melhoria de compreensão dos alunos sobre os trabalhos em sala de aula. Isso também lhes dá a chance de mostrar o trabalho que vêm desenvolvendo nas escolas. A mostra é um momento especial, aberto a comunidade, onde os professores conseguem exemplificar o protagonismo de seus alunos diante de temas provocados por eles.

Tem o propósito de colaborar na construção de uma sociedade com cidadãos mais justos, solidários e cooperativos que respeitam a diversidade e valorizam o diálogo para que uma iniciativa de responsabilidade social tenha um impacto contínuo e significativo na sociedade   

Através da educação o programa promove atitude e valores de cooperação e cidadania, colaborando no desenvolvimento de crianças e adolescentes. 

A implementação do programa está dividida em três fases: apresentação, adesão e desenvolvimento. Assim, as relações se desenvolvem por meio de redes comprometidas (gestores, apoiadores, parceiros e professores).

A metodologia começa a ser implementada por professores que criam conexões entre os currículos escolares e as realidades locais. O educador define "questões ou perguntas exploratórias" e escolhas de campo a partir de sua perspectiva e plano. Essas experiências encorajam os alunos a verem o mundo além dos muros da escola. Após a expedição investigativa, os professores reúnem os alunos para decidirem juntos quais temas observados será transformado em projeto da turma, de forma integrada com as disciplinas do currículo e com o apoio da comunidade de aprendizagem. O ápice dos projetos culmina na Mostra Pedagógica. Estabelecendo assim conexões entre conhecimento, experiência e desafios.

Na área de atuação da Cooperativa Sicredi Univales MT/RO já estamos em mais de 13 municípios, com 633 professores comtemplados e mais de 12.515 alunos impactados.

No Brasil já são mais 3,7 milhões de crianças e adolescentes impactadas, ultrapassamos mais de 180 mil educadores envolvidos com 2.600 escolas participantes em mais de 500 municípios.