ARIPUANÃ, Domingo, 28/04/2024 -

NOTÍCIA

Prefeita em MT renuncia: "Não tenho forças para continuar"; veja

Carmelinda entregou carta de renúncia à Câmara de Carlinda; exoneração será em 31 de janeiro

Data: Quarta-feira, 04/01/2023 11:21
Fonte: MÍDIA NEWS/ CÍNTIA BORGES

A prefeita de Carlinda (a 775 km de Cuiabá) Carmelinda Coelho Martines (União) entregou carta de renúncia à Câmara Municipal na manhã de terça-feira (3). A justificativa é a divergência que tem com o novo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A gestora está no segundo mandato e já havia anunciado que renunciaria ao cargo caso Lula vencesse as eleições. 

No entanto ela deixará a cadeira apenas no dia 31 de janeiro, segundo a carta. O documento foi recebido pelo presidente da Câmara, o vereador José Henrique Bertipaglia (União).

Os 29 dias à frente da gestão servirão para processo de transição da nova equipe, que será comandada pelo vice-prefeito, Pastor Fernando de Oliveira (PSC).

Carmem, como é conhecida, descreveu que “não tem forças para continuar” à frente da gestão tendo Lula como presidente do País.

“Minhas convicções políticas me colocaram na contramão da administração que se inicia no dia 01/01/2023 pelo novo presidente da República, e , por isso, não tenho forças para continuar dando o melhor de mim à frente do Poder Executivo Municipal”, escreveu ela.

A gestora ainda justificou que, com o comando do novo presidente, poderá tomar atitudes “doloridas” e com consequências negativas à população de Carlinda.

“Minhas lutas, incansáveis, duradouras e vitoriosas, poderão se tornar doloridas e dotadas de consequências prejudiciais a toda população, justamente pelo desalinhamento que nutro com o novo presidente”.

“[...] O ser humano inteligente deve saber a hora de entrar e sair de qualquer batalha. Chegou a minha hora de sair. E saio vitoriosa, porque consegui atingir meus objetivos nesses seis anos de mandato”, completou.

Trâmite na Câmara

A prefeita entregou a carta de renúncia em uma reunião com o presidente do Legislativo municipal, nesta manhã. Um documento assinado pelo presidente diz que o trâmite para passar a gestão às mãos do vice-prefeito já está em “avançada fase”.

Uma sessão extraordinária deve ser marcada para o dia 31 de janeiro, uma terça-feira, para a posse do pastor Fernando.

“Informamos ainda que será marcada sessão extraordinária desse Legislativo para leitura da Carta de Renúncia da Prefeita e posterior a isso esta Casa de Leis esta convocando para assumir o cargo, o vice-prefeito municipal. Serão oficializados também a Justiça Eleitoral e Tribunal de Contas do Estado”, consta em documento assinado pelo vereador.

Veja documentos: