NOTÍCIAS

MT: chuvas previstas para abril/23 podem melhorar as condições das pastagens

Data: Quarta-feira, 29/03/2023 14:35
Fonte: Por: Denis Cardoso/ Portal DBO
Com recuperação das pastagens, pecuaristas do Estado seguram o gado dentro da porteira à espera de melhores preços para a comercialização, afirma o Imea
MT: chuvas previstas para abril/23 podem melhorar as condições das pastagens

Nos próximos 30 dias, é esperado um bom volume de chuvas em todo o estado de Mato Grosso, com destaque para as regiões próximas aos municípios de Aripuanã, Alta Floresta e a Baixada Cuiabana, informa o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), com base em previsões do Tempocampo.

Estima-se precipitações acima de 100 mm no acumulado dos próximos 30 dias para as regiões citadas acima.

Por sua vez, nas regiões próximas de Água Boa e Rondonópolis, a previsão de chuva acumulada está entre 25 e 75 mm, considerando os mesmos 30 dias.

“O cenário de boas chuvas e, consequentemente, a recuperação das pastagens, proporcionam ao pecuarista maior capacidade de segurar o gado dentro da porteira à espera de melhores preços para a comercialização”, afirma o Imea.

Como reflexo dessa retenção, continua o instituto, alguns frigoríficos no Estado estão encontrando dificuldades para a compra de bovinos machos.

Por outro lado, a oferta de fêmeas gordas segue alta, contudo, em menor intensidade nas últimas semanas, acrescenta o Imea.