ARIPUANÃ, Sábado, 27/04/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã: Programa oferece 20 mil vagas em cursos gratuitos na área de tecnologia

Data: Sexta-feira, 16/06/2023 12:19
Fonte: Da Assessoria

A Nexa e a Amazon Web Services (AWS) estão proporcionando oportunidades para novos talentos por meio de cursos gratuitos de tecnologia, programação e desenvolvimento de ambientes virtuais. Ao todo, são 20 mil vagas. Os conteúdos serão ofertados virtualmente por empresas especialistas nas temáticas: a DIO, que é a primeira plataforma Open Education brasileira, e a Proz Educação, referência em educação com 25 escolas no Brasil, desenvolvendo programas de formação para qualificação, upskilling e reskilling nas áreas de Saúde, Tecnologia e Gestão.

Serão dois cursos. O primeiro é o Descubra a Nuvem AWS, que tem duração de 5h, com os conceitos básicos da computação em nuvem, de forma simples, mostrando as soluções e serviços oferecidos pela AWS, a mais abrangente plataforma do setor do mundo. A capacitação será disponibilizada na plataforma da DIO, a partir de 14 de junho, às 18h30.

“A computação em nuvem será uma das tecnologias mais adotadas por empresas de todos os setores até 2025, segundo levantamento do Fórum Econômico Mundial. No Brasil, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) estima que haverá um déficit de 530.000 especialistas em tecnologia até 2025”, afirma Andrea Leal, gerente de Treinamentos Massivos da AWS na América Latina.

Após a conclusão dessa primeira etapa, haverá a seleção de 700 alunos que estarão aptos para o segundo curso profissional: Talento Clound Pro, que dispõe de outras habilidades socioemocionais, como o pensamento analítico, resiliência e curiosidade, acompanhada da consciência da necessidade de estar sempre aprendendo.

O segundo curso começa no dia 31 de julho. Os alunos aprenderão sobre a AWS Cloud Practitioner, que apresenta os conceitos, serviços e terminologia da nuvem AWS, a introdução à programação. Com carga horária de 300h ao longo de quatro meses, a capacitação será totalmente virtual, aos sábados e no período noturno, para que mais pessoas possam participar.

Ao concluírem os cursos, os formandos receberão vouchers gratuitos para realizarem o exame de certificação AWS Cloud Practitioner, primeiro nível de certificação da AWS, que são as principais competências não técnicas mais valorizadas pelos empregadores, segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial O Futuro do Trabalho 2023, que entrevistou empresas de 45 países.

“Acreditamos que a educação e a capacitação profissional podem ser um agente transformador na vida das pessoas. Essa colaboração com a Amazon abre a oportunidade de desenvolver não só os jovens e adultos, mas também as cidades nas quais estamos presentes e que têm potencial para aplicar essa tecnologia de diversas formas”, diz Gustavo Cicillini, vice-presidente de Recursos Humanos e Corporate Affairs da Nexa.

Serviço – Para participar da seleção do Talento Cloud Pro, os estudantes devem ter concluído ou estar cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública. Haverá uma prova de lógica e devem enviar um vídeo de até cinco minutos se apresentando e compartilhando as motivações para fazer o curso. 

O objetivo é estimular cada vez mais talentos, gerando um maior desenvolvimento local, alinhado às tecnologias e aumentando a diversidade, equidade e inclusão no setor de tecnologia. Por isso, na seleção do Talento Cloud Pro terão prioridade mulheres, pessoas das comunidades negra e LGBTQIA+. Após formados, os estudantes serão conectados com empregadores para oportunidades de trabalho.

Para se inscrever nos dois cursos, basta acessar o site: promo.flane.com.pa/talentonanuvem.