ARIPUANÃ, Domingo, 28/04/2024 -

NOTÍCIA

Seduc afasta diretora de escola que teve palestra ativista de ideologia de gênero em Juína

Secretaria também informou que a Diretoria Regional de Ensino já instaurou um procedimento para investigar o caso.

Data: Quarta-feira, 13/09/2023 20:41
Fonte: REPÓRTER MT

A diretora da Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel, de Juína (735 km de Cuiabá), foi afastada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), nesta quarta-feira (13), após a escola realizar uma palestra promovendo ideologia de gênero aos alunos.

O vídeo da palestra, realizada na terça-feira (12), viralizou nas redes sociais. A gravação mostra o palestrante puxando grito ativista com os estudantes com os dizeres: “As héteros, as gays, as bi, as trans e as sapatão, estão todas organizadas para fazer revolução”.

Em nota publicada nas redes sociais, a Seduc informou que a Diretoria Regional de Ensino já instaurou um procedimento para investigar o caso. Além disso, a diretora, que ocupava a função de forma interina, já foi afastada do cargo.

Agora, um novo profissional será nomeado na diretoria da unidade. “A Seduc reafirma seu compromisso em oferecer um ambiente escolar que prima pela qualidade do ensino, que possa ser atrativo, democrático e que respeite as diferenças”, diz trecho da nota

A palestra foi bastante criticada nas redes sociais. No Instagram, a deputada federal Amália Barros (PL) criticou o ocorrido. “Isso é um absurdo! Não podemos permitir episódios como esse que aconteceu na escola em Juína. Aguardando a posição do governo de Mato Grosso!”, escreveu.

As críticas têm sido compartilhadas por vários internautas, que também desaprovam o ativismo de ideologia de gênero em escola pública. 

A Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel, vem por meio desta, informar que a palestra feita no dia 11/09 no período matutino onde se tratou do tema transversal “RESPEITO à DIVERSIDADE” foi solicitada pelo GRÊMIO ESTUDANTIL da escola, através de oficio, que ao passar pela gestão escolar foi aprovado levando em consideração tanto o tema quanto o protagonismo estudantil. A aprovação se deu baseada na Lei n° 9.394 art 26 §7° ao § 9° da Diretrizes e Bases Da educação Brasileira (LDB) que defende que: “os temas transversais estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva”. Tendo o palestrante sido orientado dentro dos princípios educacionais no sentido de informar e jamais praticar ativismo.

Durante todo o ano a escola tem promovido palestra sobre os temas transversais entre elas: Autismo, Saúde Mental, Oficina Respiratória para diminuição da Ansiedade, Lei Maria da penha, Orientações para expedições de documentos, Bullying, Antidrogas entre outras.

E ainda temos projetos que serão desenvolvidos até o fim do ano. Como a Consciência Negra, Valorização da Vida e outros.