ARIPUANÃ, Sábado, 02/03/2024 -

NOTÍCIA

Feira de Ciências e Educação Ambiental reúne 850 pessoas em Aripuanã

a Feira contou com a participação de 8 escolas da rede municipal, estadual e particular e apresentação de 33 projetos e iniciativas cientificas e de educação ambiental.

Data: Sábado, 25/11/2023 09:12
Fonte: Da Assessoria

A 3ª edição da Feira de Ciências e Educação Ambiental de Aripuanã (MT) despertou a curiosidade de mais de 850 pessoas atraídas por experiências que foram da área da compostagem orgânica até a robótica. Realizada pela Nexa Resources com o apoio técnico da Jurupará Socioambiental, a Feira contou com a participação de 8 escolas da rede municipal, estadual e particular e apresentação de 33 projetos e iniciativas cientificas e de educação ambiental.

As ações envolveram 137 estudantes e docentes das escolas municipais Maria Luiza do Nascimento Silva, Wilma Calvi Batistti, José de Alencar e CEI Lucia Valtman Martins (Conselvan) e Escola Estadual São Francisco de Assis, assistidas pelo PEA no decorrer do ano de 2023 além da Escola Municipal Professor Jari Edgar Zambiasi, Escola Estadual Professor Elídio Murcelli Filho e Colégio São Gonçalo que, apesar de não terem participado do programa no decorrer do ano marcaram presença no evento.

Entre alguns dos projetos e iniciativas apresentadas, os alunos abordaram de forma lúdica a preservação da biodiversidade da região, o reaproveitamento de materiais recicláveis e o uso de tecnologias do campo da robótica para desenvolvimento de circuitos voltados ao cuidado do meio ambiente. Os estudantes também puderam conhecer e manusear equipamentos utilizados pela Nexa para os trabalhos de pesquisa e mineração realizados em Aripuanã.

Para Andréia Xavier, analista de Gestão Social da Nexa em Aripuanã, a Feira representa “a mudança de uma sociedade a partir da construção de conhecimento”. Segundo Xavier, a alegria das crianças ao apresentar os trabalhos exemplifica as boas ações realizadas pela Nexa na região. “Para nós, é um orgulho fazer parte e contribuir com esse processo”, complementou.

Diretor executivo da Jurupará Socioambiental, Emerson Oliveira falou sobre os resultados alcançados com a Feira e a importância da educação ambiental. “É um momento para expor e celebrar as boas ações que podem incentivar e mobilizar outras para o próximo ano. Compreendemos que a educação ambiental deve ser um processo contínuo, que, para ter resultados eficazes, deve ser vivenciado pelo toque, pelo cheiro, pelas imagens e com o uso de tecnologias que estão à disposição da sociedade”, afirmou.

Programa de Educação Ambiental - Implementado em 2019, o Programa de Educação Ambiental da Nexa busca estimular nos públicos referenciais as responsabilidades ambientais individuais em suas atividades cotidianas, para que se percebam como protagonistas importantes da conservação do meio ambiente de forma a alcançar uma cultura de direitos baseada na motivação e na coparticipação da gestão ambiental do lugar onde mora, principalmente.

Em 2023, sob a responsabilidade da consultoria técnica Jurupará Socioambiental, além dos resultados da feira, o programa também realizou mais de 40 oficinas e vivências socioambientais fazendo o uso de ferramentas tecnológicas que enriquecem e dinamizam o processo de aprendizagem dos alunos que participaram dessas atividades, além disso formou mais 120 alunos e professores na primeira edição do Curso de Monitores e Multiplicadores Ambientais.