ARIPUANÃ, Sábado, 02/03/2024 -

NOTÍCIA

Quatro times e três vagas restantes no G4: como será a disputa por um lugar direto na Libertadores

Atlético-MG, Flamengo, Grêmio e Botafogo estarão envolvidos na briga na última rodada

Data: Segunda-feira, 04/12/2023 10:53
Fonte: O GLOBO

Para conseguir uma vaga direta na fase de grupos da próxima edição da Copa Libertadores, será preciso ficar entre os quatro primeiros colocados do Brasileirão. Na última rodada, que será disputada nesta quarta-feira (6), com todos os jogos às 21h30, ainda há quatro equipes que brigam para ficar no G4: Atlético-MGFlamengoGrêmio e Botafogo. O líder Palmeiras foi o primeiro a se garantir, após a vitória sobre o Fluminense ontem, por 1 a 0.

Vice-líder e terceiro colocado, respectivamente, Atlético e Flamengo têm 66 pontos — três atrás do Palmeiras — e ainda alimentam chances ínfimas de título. Porém, para se garantir de maneira direta no torneio continental, sem precisar passar por fases preliminares, basta vencer seus últimos compromissos.

O Galo vai visitar o Bahia, na Fonte Nova, em Salvador. O duelo não é fácil, pois o adversário é o primeiro do Z4, luta desesperadamente contra o rebaixamento e também precisa do triunfo. Já o rubro-negro tem o São Paulo pela frente, no Morumbi, equipe que ocupa o 11º lugar e não disputa mais nada.

 

Caso um dos dois não vença, ficará em risco de ser ultrapassado pelos outros concorrentes. O Grêmio vem logo abaixo, com 65 pontos, enquanto o Botafogo chega à última rodada com 64.

Em busca de uma vaga no G4

Posição Time Pontos Vitórias Saldo de gols
Atlético-MG 66 19 23
Flamengo 66 19 15
Grêmio 65 20 6
Botafogo 64 18 23

     Atlético-MG:

  • Se vencer o Bahia, estará garantido no G4;
  • Se empatar com o Bahia, precisa que um dos três (Flamengo, Grêmio ou Botafogo) não vença;
  • Se perder para o Bahia, precisa que Flamengo ou Grêmio percam, ou que Botafogo não vença.

     Flamengo:

  • Se vencer o São Paulo, estará garantido no G4;
  • Se empatar com o São Paulo, precisa que Atlético perca, ou Grêmio ou Botafogo não vençam;
  • Se perder para o São Paulo, precisa que Atlético perca e toda a diferença de saldo seja retirada, ou Grêmio perca, ou Botafogo não vença.

Na quarta, Grêmio e Botafogo vão enfrentar rivais locais um do outro. O tricolor gaúcho vai ao Maracanã enfrentar o Fluminense, 7º colocado, que usará esta partida como último treino antes de viajar para o Mundial de Clubes. Já o alvinegro visitará o Internacional, que é 9º colocado, no Beira-Rio.

 

Vencendo o Flu, o Grêmio já se garante, mas pode melhorar ainda mais sua posição, em caso de tropeço de Atlético ou Flamengo. Caso empate ou seja derrotado, precisa do tropeço de um concorrente. Em uma possível igualdade de pontos com o Botafogo, os gaúchos levam a melhor no número de vitórias (20 a 18).

Já o time de General Severiano é o único que não depende de si próprio. Obrigatoriamente, vai precisar vencer o Inter — não vence há dez jogos no campeonato — e torcer para que um dos três a frente tropece. O Botafogo superaria Atlético e Flamengo no saldo de gols.

      Grêmio:

  • Se vencer o Fluminense, estará garantido no G4;
  • Se empatar com o Fluminense, precisa que Atlético ou Flamengo percam, ou Botafogo não vença;
  • Se perder para o Fluminense, precisa que Botafogo não vença.

    Botafogo:

    • Se vencer o Internacional, precisa que um dos três (Atlético, Flamengo ou Grêmio) não vençam;
    • Se não vencer o Internacional (empate ou derrota), ficará fora do G4.

    Um ponto em comum na briga pelo G4 é que todos os quatro postulantes jogam fora de casa na rodada, assim como também quase todos os adversários não têm mais aspirações no campeonato. Ao final da rodada, um deles se juntará ao Bragantino e precisará disputar as fases de mata-mata anteriores à fase de grupos.