Aregião de Cáceres (a 225 km de Cuiabá) registrou a maior taxa de feminicídios, a cada 100 mil mulheres, em Mato Grosso em 2023. Os dados fazem parte do Anuário da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), divulgado nesta quinta-feira (09).
O levantamento traz as mortes registradas entre 2020 e 2023 em todo o Estado. A Região Integrada de Segurança Pública (Risp) 6, que compreende Cáceres, Araputanga, Curvelândia, Gloria D’Oeste, Indiavai, Lambari d’Oeste, Mirassol d’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos, teve 8,63 feminicídios a cada 100 mil mulheres.
A região de Cáceres também lidera o número geral de casos de feminicídios em Mato Grosso em 2023, empatada com a região de Sinop. Cada uma delas teve 8 mortes violentas de mulheres no ano, totalizando 16. Ao todo, foram 46 registros em todo o estado.
O anuário também mostrou que houve uma queda de 5% no número de feminicídios em Mato Grosso durante 2023, na comparação com 2022. No ano passado foram 46 casos, contra 47 no ano anterior.
Anuário
O Anuário da Secretaria de Estado de Segurança Pública – Ano 2023 traz oito capítulos, os quais apresentam a metodologia empregada na análise e consolidação dos dados, indicativos criminais, produtividade das instituições, apreensão de armas e drogas, destacados por meio de figuras, tabelas e gráficos.
O Anuário destaca também as funções e desempenho das forças de segurança estaduais: Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Politec, Sistema Socioeducativo, Administração Penitenciária, Fundação Nova Chance e Detran.