A Escola Estadual São Francisco de Assis, localizada no centro de Aripuanã, está realizando, nesta terça (25) e quarta-feira (26) de fevereiro, uma consulta pública para decidir sobre a implementação do modelo cívico-militar na unidade a partir de 2025. A iniciativa faz parte do programa do Governo do Estado de Mato Grosso, que indicou 30 escolas estaduais para adotarem o novo formato.
O anúncio foi feito pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto. Durante os dois dias de consulta, alunos, pais e profissionais da educação poderão expressar sua opinião por meio de votação, que acontece das 07h às 19h, na própria escola, localizada na Praça São Francisco de Assis.
Para participar, é necessário apresentar um documento pessoal com foto. Estudantes a partir de 16 anos podem votar, assim como pais terão direito a dois votos e os responsáveis, só terão direito a um voto por filho menor de idade matriculado na instituição. Apenas um responsável poderá votar por Código Geral de Matrícula (CGM) do estudante.
O modelo cívico-militar é uma proposta que prevê a gestão compartilhada entre educadores e militares da reserva, com foco na disciplina, organização e melhoria dos índices educacionais. A consulta pública tem o objetivo de garantir que a decisão seja tomada de forma democrática, ouvindo a comunidade escolar.
A Secretaria de Estado de Educação reforça a importância da participação de todos no processo, que pode definir os rumos da escola para os próximos anos.