ARIPUANÃ, Sábado, 26/04/2025 -

NOTÍCIA

Polícia prende quadrilha especializada no furto de cobre em Juína

Durante operação "Tolerância Zero às Facções Criminosas" veículos e materiais apreendidos.

Data: Quinta-feira, 06/03/2025 13:39
Fonte: JUÍNA NEWS

Em uma ação coordenada da operação "Tolerância Zero às Facções Criminosas", forças de segurança de Mato Grosso e Rondônia prenderam em flagrante uma suposta quadrilha especializada no furto de materiais de cobre em usinas elétricas e subestações. A prisão ocorreu na noite desta quarta-feira, dia 05, na cidade de Juína, MT, e envolveu efetivos do 8º Comando Regional da PMMT, 33ª Companhia Independente de Força Tática, 20º Batalhão da Polícia Militar de Juína, Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Rondônia, 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Aripuanã, Polícia Judiciária Civil de Aripuanã e Batalhão de Operação Especiais (BOPE).

Conforme apurado, a ação policial teve início após informação repassada via COPOM, indicando que três veículos - um caminhão, um Corsa Classic e uma motocicleta - estavam nas margens de uma via rural (linha 4), transportando fios elétricos. De imediato, as equipes policiais deslocaram-se até o local e flagraram os veículos saindo em direção à rodovia MT-170. O caminhão e o Corsa Classic foram interceptados próximo ao posto Figueira, em Juína, enquanto a motocicleta conseguiu fugir.

Segundo a Polícia Militar, durante a abordagem, os policiais encontraram no caminhão uma grande quantidade de fios novos e recentemente cortados, além de ferramentas como alicate de corte, enxada, serra manual e luvas. O condutor não soube explicar a origem do material. Posteriormente, os agentes identificaram que os fios haviam sido furtados de uma usina fotovoltaica. No local do furto, guardas da empresa confirmaram que o material havia sido recentemente subtraído, embora não tenham presenciado a ação criminosa.

O portal apurou que os suspeitos presos foram: Ray Franklin Lima Oliveira (24 anos) e Anderson Matheus de Souza Reis (30 anos), que estavam no caminhão, e José Francisco Uliana Junior (41 anos), que estava no Corsa Classic. Durante as diligências, José e Anderson revelaram que estavam hospedados em um Hotel da cidade, onde as equipes localizaram Juliana Soares Moreira (36 anos). Ao ser questionada, Juliana apresentou versões contraditórias, o que levantou suspeitas sobre seu envolvimento.

Enquanto a confecção do Boletim de Ocorrência (BO) estava em andamento, os policiais receberam a informação de que outro suspeito havia retornado ao hotel. Ao chegarem ao local, localizaram Matheus Rezene Nunes (21 anos) tentando fugir em uma caminhonete Triton branca, na qual já havia colocado alguns pertences. Ele foi abordado e preso imediatamente.

Segundo apurações, a caminhonete pertence à ex-mulher de um dos suspeitos, atual convivente de Juliana. O homem ainda não foi localizado. Diante dos fatos, os cinco suspeitos foram detidos e encaminhados, junto com o material recuperado, para a Delegacia de Polícia Judiciária Civil para as providências cabíveis.

Todos os presos são oriundos do estado de Rondônia, especificamente das cidades de Ariquemes e Porto Velho. As investigações seguem para identificar outros possíveis envolvidos na quadrilha e verificar conexões com crimes similares na região.