NOTÍCIAS

CMDCA de Aripuanã elege nova presidente e confirma adesão ao Selo UNICEF 2025–2028

Data: Sexta-feira, 10/10/2025 10:51
Fonte: TOP NEWS
Por unanimidade, os conselheiros elegeram Regiane Silva de Oliveira como a nova presidente do CMDCA.

Na manhã de quarta-feira (8), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Aripuanã realizou sua 6ª reunião ordinária, nas dependências da Secretaria Municipal de Assistência Social. O encontro reuniu representantes do poder público e da sociedade civil e teve como principais pautas a eleição da nova presidência e a adesão do município ao Selo UNICEF 2025–2028.

Por unanimidade, os conselheiros elegeram Regiane Silva de Oliveira como a nova presidente do CMDCA. A escolha reforça o compromisso do Conselho em fortalecer as políticas públicas de proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes no município.

Outro destaque da reunião foi a apresentação da metodologia do Selo UNICEF, feita pela coordenadora do CRAS e articuladora do programa em Aripuanã, Letícia Damiane Delgado de Lima. Ela destacou que a iniciativa reconhece municípios que mais avançam na garantia de direitos da infância e adolescência, por meio da integração das áreas de saúde, educação, assistência social e proteção.

Entre os resultados esperados estão:

  • aumento da vacinação infantil;

  • redução do abandono escolar;

  • ampliação do acesso à proteção social.

A assistente social Eliana Ribeiro Francisco também participou da reunião, reforçando a necessidade de atualização do Comitê Intersetorial de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social de Crianças e Adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

Aripuanã já havia concluído, em 3 de junho, a etapa de adesão ao Selo, formalizada pela prefeita Seluir Peixer Reghin e agora se prepara para a formação da Comissão Intersetorial, passo essencial para a implementação das próximas ações previstas pelo UNICEF.

Em sua fala de posse, a presidente eleita, Regiane Oliveira, destacou a importância do trabalho conjunto: “O CMDCA tem um papel essencial na construção de um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes. Com união e compromisso, vamos seguir fortalecendo as políticas públicas e garantindo oportunidades para todos.”

Com o início dessa nova fase, Aripuanã reafirma seu compromisso com a infância e adolescência, ampliando sua rede de proteção social e se alinhando às metas do UNICEF para os próximos anos.