Morreu na noite de quarta-feira (17), em Santa Catarina, o empresário Apolinário Stühler, primeiro prefeito e pioneiro de Juruena (880 km ao noroeste de Cuiabá). Em nota, a prefeitura municipal lamentou sua morte e decretou luto oficial.
A figura de Apolinário foi essencial para o desenvolvimento político, social e econômico da cidade e da região. Juruena foi criada, oficialmente, em 1988. Apolinário foi o primeiro prefeito eleito da cidade, já em 1989.
Também foi empresário no ramo madeireiro. Sua empresa, a Rohden Indústria Lígnea, atuava com manejo florestal e tinha selo verde FSC (Forest Stewardship Council).
“A Prefeitura de Juruena se solidariza com os familiares, amigos e toda a comunidade neste momento de dor, reconhecendo e agradecendo a contribuição de Apolinário Stühler para a história e o desenvolvimento do município”, destacou o prefeito Manoel Gontijo de Carvalho.
Com legado ímpar, Apolinário deixa esposa, filhos e netos. O sepultamento acontece nesta sexta-feira (19), em Rio do Sul (SC), onde ele morava atualmente.