ARIPUANÃ, Quinta-feira, 20/06/2019 -

NOTÍCIA

Sintep/MT participa de discussão sobre Conae 2014

Conferência livre foi realizada na UFMT

Data: Quarta-feira, 05/06/2013 00:00
Fonte: Da Assessoria

Representantes da educação pública mato-grossense reuniram-se na manhã desta quarta-feira (05) para discutir sobre a Conferência Nacional da Educação (Conae) que será realizada entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014. O evento que aconteceu na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) faz parte das etapas preparatórias para a Conae em torno da discussão do Plano Nacional de Educação (PNE).

 

Durante o encontro o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Henrique Lopes do Nascimento, ressaltou a importância desta conferência livre para promover a educação. “É de fundamental importância discutirmos o assunto com a sociedade civil porque a educação deve ser melhorada. A conferência também serve para ouvirmos a população já que vivemos em um espaço democrático onde todos podem e devem participar”.

 

Em 2010 foi realizada a 1º Conae que foi resultado de uma parceria entre os sistemas de ensino, órgãos educacionais, o Congresso Nacional e a sociedade civil. Com a realização da Conferência foram deliberadas as bases e diretrizes para o novo PNE que desde então seguem os trâmites para sua aprovação.

 

A reunião que é considerada um passo importante para um novo modelo de educação pública também serviu para apontar diretrizes e metas para o plano de educação que ainda não foi aprovado. Mesmo com a ausência da aprovação, os educadores não veem motivo que impeça a realização da conferência.