A situação começa a ficar crítica por causa das fortes chuvas que vêm caindo com frequência no município de Aripuanã, localizado a 980 quilômetros de Cuiabá, ao noroeste de Mato Grosso.
No ultimo fim de semana cerca de seis mil moradores da localidade de Conselvan ficaram isolados após as chuvas intensas. O rio transbordou e muitos populares que precisavam se deslocar até a sede do município tiveram que ser transportados de barco com a ajuda dos índios Araras, até a outra margem do rio.
Fotos: Kassiane Ben G. Silva
Um grupo de motociclistas que foi até a comunidade teve um grande transtorno com um alagamento próximo ao Rio Branco. Eles tiveram que atravessar de barco com ajuda dos índios, mas afirmaram que foi preciso pagar para receber apoio. Motocicleta R$20,00 e o valor de R$10,00 por pessoa.
Outros moradores de Conselvan temem ter que jogar leite fora porque acham que não vão conseguir transportá-lo, como nos anos anteriores. Com as chuvas a economia do município também fica ameaçada, porque os pecuaristas não conseguem vender o gado e muitos madeireiros encontram dificuldades para transportar carga.
Todo ano a situação se repete e até agora o Governo do Estado não tomou nenhuma providencia para resolver a situação nos lugares afetados. A preocupação é grande, porque na região também habitam aproximadamente 800 índios de duas etnias; Araras e Cinta Larga.
Lembrando que há exatamente um ano atrás, um helicóptero da Força Aérea Brasileira esteve no município, após solicitação da equipe médica da CASAI (Casa de Saúde Indígena), para socorrer índios da etnia Cinta Larga que necessitavam de atendimento médico urgente.