Comprar com antecedência passagens aéreas para as férias de fim de ano pode gerar uma economia de quase 90% no bolso dos consumidores. É o que revela recente pesquisa da agência virtual ViajaNet, que apurou mais de um milhão de visitas em seu site.
De acordo com o levantamento, uma passagem de Recife ao Rio de Janeiro, com embarque para este mês, custa R$ 298. Se o bilhete for adquirido hoje para uma viagem programada para dezembro, o mesmo trecho sai por R$ 159, uma diferença de quase 90% no valor do tíquete.
Porém, o brasileiro não possui o costume de programar viagens a lazer com antecedência e, por isso, acaba pagando mais caro o bilhete aéreo. A pesquisa da ViajaNet também apontou que 62% dos consumidores de passagens aéreas adquirem o tíquete no mesmo mês do embarque. Apenas 24% programam a compra com um mês de antecedência e 14% com 60 dias antes.
Segundo informações fornecidas pelo Ministério do Turismo as viagens domésticas passarão de 215 milhões para 226,4 milhões até o fim de 2014. Os consumidores que estão planejando viajar com a família entre os meses de dezembro e janeiro, período que inclui natal e férias escolares, o ideal é comprar a passagem alguns meses antes.
Espanha é referência para o Brasil na gestão de aeroportos regionais
A Secretaria de Aviação Civil (SAC) realiza hoje e amanhã seminário para conhecer a experiência espanhola em gestão de aeroportos regionais e para antecipar desafios que o país enfrentará nessa área. Segundo o ministro da SAC, Moreira Franco, a Espanha tem grande experiência em aviação regional.
- Eles conseguiram, por exemplo, montar uma estrutura que compatibiliza aeroportos de maior e menor rentabilidade e um esquema de subsídios permitindo que todos os espanhóis possam utilizar o modal - disse.
O seminário Gestão de Aeroportos Regionais: Experiência Aena contará com apresentação de especialistas da entidade Aeropuertos Españoles y Navegación Aérea (Aena) e da empresa espanhola Ineco, que oferece serviços de infra-estrutura de transportes em mais de 45 países.
Embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de La Cámara Hermoso disse que o país europeu enfrentou desafios semelhantes ao Brasil no desenvolvimento da infra-estrutura.
- Hoje, temos a maior rede de rodovias duplicadas da Europa, a segunda maior rede de trem de alta velocidade do mundo e desenvolvemos projeto piloto de comercialização conjunta de trem e avião - ressaltou o embaixador.
Para Hermoso, a gestão aeroportuária é fundamental para um país continental como o Brasil, que precisa de um sistema eficiente.
- Acreditamos na liderança que o Brasil tem na área. Por isso, estamos aqui para mostrar nossa experiência e colaborar com a formação das pessoas. Acreditamos no desenvolvimento dessa política, que é necessária para o país - salientou.
Conforme o embaixador, 65% dos voos comerciais no mundo utilizam sistema de controle espanhol. Observou que a Aena é a maior operadora aeroportuária do mundo, gerenciando 46 aeroportos e dois heliportos na Espanha. Também participa, direta e indiretamente, da gerência de outros 15 aeroportos no mundo. O mais importante é o Aeroporto de Luton, em Londres. Acrescentou que outras gerenciadoras espanholas operam grandes aeroportos em todo mundo, destacando os de Heathrow, de Glasgow e de Aberdeen, no Reino Unido.
Para Moreira Franco, a política de fortalecimento dos terminais regionais é conseqüência natural das concessões feitas em grandes aeroportos.
- O objetivo é permitir que 96% dos brasileiros tenham um aeroporto a menos de 100 km de onde esteja. É claro que alguns são mais estratégicos que outros, como os localizados na Amazônia, onde, pela configuração da região, jamais teremos rodovias e ferrovias - finalizou.
Com informações da Agência Brasil